quinta-feira, 2 de setembro de 2010

África e Oriente Médio

Triângulo de Afar
A Depressão de Afar também chamada Depressão de Danakil ou ainda Triângulo de Afar, é a região do Corno de África, onde as placas tectônicas africana e arábica se estão a separar e tem origem o Grande Vale do Rift. Nesta região encontra-se o ponto mais baixo de África, o lago Assal, com uma profundidade máxima de 155 m abaixo do nível do mar.
O Triângulo é dividido entre a Eritréia, a Etiópia e o Djibuti e, para além de ser uma zona vulcanicamente ativa, é mais conhecido pelos achados de restos de hominídeos fósseis, entre os quais a Lucy, um espécime de Australopithecus afarensis.



Placa Africana
A placa Africana é a principal placa tectônica do continente africano. Abrange todo o continente e faz divisas com a placa Sul-americana, a placa Caribeana, a placa Euro-asiática, a placa Arábica, a placa Indiana, a placa Australiana e a placa Antártica. No meio do Atlântico, uma falha submersa abre caminho para o magma do manto inferior, fazendo com que esse bloco se afaste progressivamente da placa sul-americana - com quem formava um continente único há 135 milhões de anos - e cresça de tamanho. A tendência é passar os 65 milhões de quilômetros quadrados atuais. É uma subdivisão do supercontinente Gondwana e do seu choque com a placa Euro-asiática surgiram o mar Mediterrâneo e o Vale do Rift

A placa Arábica
A placa Arábica é uma placa tectônica continental, abrangendo a península Arábica até a Turquia, esta assim como o Irã e outros países, sofrem muito com terremotos originados do choque desta placa com a Euro-asiática. Em tempos remotos foi a responsável pela origem do mar Vermelho.
A placa faz limites com a placa Indo-australiana, a placa Africana, e a placa Euro-asiática.



Vale da Rift
A Grande Fenda Africana, ou simplesmente "Vale da Rift", é um complexo de falhas tectônicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africana e arábica. Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul por cerca de 5000 km, desde o norte da Síria até ao centro de Moçambique, com uma largura que varia entre 30 e 100 km e, em profundidade de algumas centenas a milhares de metros.



Mundo árabe
Mundo árabe é uma expressão que se refere ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo, a norte do Corno de África, até o nordeste do oceano Índico. Consiste de 24 países e territórios, com uma população de 325 milhões de pessoas em dois continentes.




Mundo Islâmico
Com o avanço do Islã, a língua árabe, se expandiu devido ao fato do Alcorão ser neste idioma. O Islamismo se expandiu tanto que a peregrinação a Meca aumentou significativamente, a ponto do governo saudita estabelecer cotas de peregrinos dos países muçulmanos. Apenas um em cada 1000 fiéis da população destes países podem ir a Meca, as restrições atingiram os próprios sauditas, uma nova lei só permite a peregrinação a cada 5 anos

Trabalho dos Alunos:
Bruna Tibério, Josiane Lopes, Wandson Vieira e Wendel Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário